sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nutrientes Essenciais de Plantas


O que é Nutrição de Plantas?

Toda coisa viva precisa de nutrientes abeto a sua sobrevivência e assim que faz plantas. Estes nutrientes facilitar o ciclo de vida da planta e do seu crescimento. Existem 16 nutrientes tais, que a planta pode precisar e, destes 16, nove são essenciais e os outros sete são requeridas pelas plantas, mas na ausência de restantes sete a planta não iria morrer. Os nutrientes pode ainda ser classificada para o seguinte:

* Os nutrientes primários

* Os nutrientes secundários

* Os Micronutrientes

Nutrientes Essenciais de Plantas: Descrição e Significado

Os nutrientes primários consistem de carbono (C), oxigénio (O) e hidrogénio (H), juntamente com azoto (N), fósforo (P) e potássio (K). Os três últimos são geralmente encontrados na maioria dos adubos e os primeiros são encontrados no ar e água da atmosfera. Estes nutrientes são necessários e são utilizados mais do que o secundário e os nutrientes primários. O carbono é exigido na fotossíntese e são componentes importantes de biomoléculas, como celulose e amido. O oxigênio é elementar para a respiração celular, que gera energia para a planta chamada ATP (Adenosina tri-fosfato). O hidrogénio é também essencial uma vez que ajuda na geração de açúcares e contribui assim para o crescimento da planta. O azoto é parte do ADN da planta e é o principal contribuinte para o crescimento da planta. O fósforo é uma parte importante da ATP e tem um papel a desempenhar na conversão de energia luminosa em energia química durante a fotossíntese. De potássio desempenha um papel importante na retenção de água pela planta, mas também regula a abertura e fechamento de estorna.

Os nutrientes secundários consistem de magnésio (Mg), enxofre (S) e cálcio (Ca), que são necessários embora em quantidades menores são necessárias pela planta por várias razões. O magnésio é uma parte do pigmento de clorofila, sem os quais a fotossíntese não seria possível e da planta não seria suficiente para preparar alimentos e de energia. O enxofre é necessário para a geração de energia no corpo da planta. O cálcio é útil no transporte de nutrientes no corpo da planta.

Em seguida, vem os micronutrientes como o zinco (Zn), cobre (Cu), boro (B), manganês (Mn), ferro (Fe) e de molibdénio (Mo). Estes nutrientes são necessários em quantidades muito pequenas como o nome sugere. O zinco desempenha um papel enorme para jogar na estimulação e activação de enzimas e por isso é necessário que em uma pequena quantidade para o correcto funcionamento da planta. O cobre é também importante para a fotossíntese e também uma parte de várias enzimas. O boro é um componente importante das paredes celulares. Além de sentar também ajuda no transporte de açúcar e divisão celular. Manganês ajuda na construção dos cloroplastos e também activa enzimas. O ferro também ajuda na fotossíntese e reacção enzimática. Ele também ajuda na síntese de clorofila. Molibdénio desempenha um papel importante na fixação de azoto e também é um elemento importante quando se trata para a geração de aminoácidos.

Fontes de nutrientes essenciais de plantas

Existem várias fontes de nutrientes de plantas alguns naturais e alguns sintético. As fontes naturais tem que ser necessariamente água, ar e solo, mas as fontes sintéticas são os fertilizantes e adubos. Há determinados fertilizantes, que fornecem certos nutrientes para o cálcio e magnésio exemplo pode ser encontrado em cal dolomítica ou Aglime. Do mesmo modo enxofre pode ser obtido a partir de compostos de enxofre, gesso e magnésio e sulfato de potássio. Micronutrientes como o manganês, cobre, boro, zinco e molibdénio estão disponíveis a partir de cobre, manganês e zinco sulfatos, os seus óxidos, sulfatos oxi e em quelatos. Estes nutrientes podem também ser obtidos a partir de molibdato de amónio e ácido bórico.

O que pode ser os efeitos das deficiências nutricionais de plantas?

As deficiências de vários nutrientes conduz a um de vários problemas, que são como se segue:

* A deficiência de cálcio levaria a uma diminuição do nível de crescimento das plantas.

* A deficiência de nitrogênio seria retardar o crescimento das plantas e também enfraquecer a planta como um resultado do qual também pode não flor.

* A deficiência de fósforo levaria a desvanecer-se de folhas e desenvolvimento da planta lento.

* A deficiência de potássio levaria ao amarelecimento prematuro das folhas e murchamento.

* Deficiência de Ferro leva ao desenvolvimento de manchas brancas na entre veias e que leva à morte das folhas jovens.

* Deficiência de enxofre leva ao amarelecimento das folhas e enfraquecimento das plantas, os efeitos são muito semelhante ao da deficiência de azoto.

* A deficiência de boro conduz à deformação e à morte das folhas junto com a morte de gemas de crescimento.

* Deficiência de Manganês leva ao amarelecimento de nervuras.

* A deficiência de magnésio leva ao amarelecimento de folhas e da falta de desenvolvimento da planta e dos frutos.

* Deficiência de zinco pode levar ao amarelecimento das folhas e uma redução no tamanho da folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário